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Este livro resulta da atividade que tenho mantido ao longo dos anos, enquanto professor e publicitário. Neste sentido, pode dizer-se que é um trabalho de compromisso entre estas duas vivências. Assente num registo teórico das matérias que aborda, são também apresentadas metodologias práticas de desenvolvimento e produção de imagens. Foi opção fazer uma abordagem de vários assuntos relacionados com a imagem e, desta forma, conferir a esta obra um carácter amplo, mas sempre com uma preocupação de desenvolver conteúdos úteis e entre si relacionados.
A comunicação visual – comunicação através de desenhos, figuras, gráficos, entre outras formas – tornou-se numa expressão essencial em todas as áreas de atividade do Homem. Embora tenhamos de recuar a tempos ancestrais para encontrar as suas reminiscências, enquanto representação do real, foi nos tempos modernos que a imagem assumiu um papel que tem vindo a moldar indelevelmente o nosso tempo. À fotografia se deve especialmente esse feito, a partir de meados do século XIX. A televisão, surgida no século seguinte, contribuiu para o reforço da imagem, enquanto artefacto que sequestra o olhar, seduz e diverte, como nenhum outro. Há cerca de duas décadas, as tecnologias digitais e o potencial a elas associado contribuíram para o reforço do visual no espaço público e, assim, sedimentar o estatuto omnipresente que tem nos nossos dias.
Não restam dúvidas de que a imagem goza de um privilégio de visibilidade que se tem acentuado de forma considerável, ao longo das décadas. De tal forma assim é que se tornou comum afirmar que vivemos na civilização da imagem. Porém, constatamos com facilidade que a quantidade de publicação nesta área é reduzida, comparativamente com o que se passa com o texto. Esta constatação resultou numa motivação acrescida para o desenvolvimento deste trabalho, cujos destinatários são todos quantos estudam, trabalham ou gostam de comunicação visual